24 Ago

GRUPO DE ESTUDOS DE HIGIENE OCUPACIONAL

1 – Introdução

A higiene ocupacional é a ciência que estuda o controle e a prevenção da exposição do trabalhador aos riscos ambientais. Ela envolve outras ciências, como a física, a química, a biologia, logo tem um caráter interdisciplinar e consiste em diagnosticar, avaliar e gerenciar os riscos físicos, químicos e biológicos nos ambientes de trabalho.

2 – Justificativa

O Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho, como todos os cursos superiores de tecnologia, tem um caráter prático, voltado para o mercado de trabalho, porém alguns de seus docentes e discentes têm a sede de conhecer um pouco mais, isto é, de pesquisar, de está mais próximo dos conceitos e dos questionamentos, de serem mais inquietos.

3 – Objetivos

Reunir um grupo de alunos e professores, para ler estudar e discutir sobre o tema higiene ocupacional.

Criar uma massa crítica para aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em pesquisas específicas, resultando em artigos e trabalhos científicos;

Manipular os instrumentos de medição dos riscos ambientais.

Formar e incentivar monitores para difundir o conhecimento entre os outros estudantes.

4 – Metodologia

O grupo se reunirá inicialmente, na sala 107 do bloco E, no horário das 14 às 16 h, nas quartas-feiras, tendo início no dia 2 de setembro de 2009.

Todos os participantes deverão comparecer a todos os encontros e participar, apresentando seminários, sobre os assuntos distribuídos no primeiro encontro, dia 2 de setembro de 2009, onde serão realizadas as inscrições.

Ao final do semestre letivo os participantes receberão um certificado de 20 h, referente as dez sessões realizadas durante o mesmo.

5 – Conclusão

Esperamos no final do semestre ter uma massa crítica sobre o assunto, que possa se tornar monitores e multiplicadores da difusão do conhecimento da higiene ocupacional.

escrito por Waldomiro

Um comentário para “Grupo de Estudos de Higiene Ocupacional – Participem!”

1. adriana pinheiro disse:

Achei excelente a iniciativa de dar início a um grupo de estudo
    que ao meu ver promete ser muito proveitoso, tanto pelo assunto, como
    pela professora responsável.
    Adriana Pinheiro

Escreva um Comentário

• Recife | Graças
  • Fortaleza
  • Belém
  • Caruaru
  • Recife | Boa Viagem
  • Recife | Dantas Barreto